O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência do olhar. Pode ser realizada nas pálpebras superiores e/ou inferiores, sempre tendo em conta as necessidades e objetivos individuais.
A blefaroplastia não se limita à remoção de excesso de tecido (pele, músculo e gordura), sendo antes um procedimento delicado, que combina a remoção conservadora ao reposicionamento dos tecidos em excesso para a obtenção de resultados mais naturais. Um exame oftalmológico detalhado é fundamental para a identificação de problemas oculares que se possam agravar após a cirurgia.
Que tipos de blefaroplastia existem?
Existem 2 tipos de blefaroplastia: superior e inferior, das pálpebras superiores e inferiores, respetivamente.
Nas pálpebras superiores é utilizada uma incisão que fica posicionada numa prega natural da pele e é quase impercetível no pós-operatório. A técnica consiste na retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura de forma conservadora e personalizada, procurando recuperar um olhar mais jovem. Durante a intervenção podem ser associados outros procedimentos como a correção de ptose (queda da pálpebra) ou o lift (elevação) de sobrancelhas, indicado quando estas estão descaídas contribuindo para o excesso de pele sobre as pálpebras superiores.
Nas pálpebras inferiores o reposicionamento de tecidos em detrimento da sua excisão excessiva é ainda mais pertinente para evitar resultados menos satisfatórios. Neste procedimento 3 aspectos devem sempre ser considerados e eventualmente abordados: as bolsas de gordura ou “papos”, o excesso de pele e a laxidão/posição da pálpebra. Quando realizada na superfície posterior da pálpebra, a incisão utilizada para excisão/reposicionamento das bolsas de gordura não é de todo visível no pós operatório.
Quem pode ser candidato a uma blefaroplastia?
A blefaroplastia superior poderá ter um objetivo funcional, por exemplo quando o excesso de pele das pálpebras superiores provoca uma limitação do campo visual; ou estética, se o objetivo é o rejuvenescimento da área peri-ocular através de uma remoção individualizada de bolsas de gordura e/ou excesso de pele.
Na blefaroplastia inferior habitualmente a indicação será para uma melhoria do aspeto dessa região, bem como da transição para o terço médio da face, o que poderá ser conseguido através da redução da proeminência das bolsas de gordura (papos) e do excesso de pele, que conferem uma aparência que frequentemente é descrita como “envelhecida” ou “de cansaço”.
Como é habitualmente a recuperação após uma blefaroplastia?
A blefaroplastia superior e/ou inferior e o lift de sobrancelhas poderão ser feitos sob anestesia local e sedação ou sob anestesia geral, opções que devem ser discutidas em consulta.
É expectável que note algum edema e hematomas que vão melhorando gradualmente. Durante os primeiros dias a aplicação regular de frio local, cabeceira elevada e evicção de esforços físicos são cuidados importantes. Indicações detalhadas para o período pre e pós operatório são sempre fornecidas na consulta que antecede a cirurgia. O tempo de recuperação é variável, podendo ir de 1 a 2 semanas, consoante o(s) procedimento(s).