O que é o blefarospasmo essencial?
O blefarospasmo essencial ou primário corresponde a uma contração repetitiva, involuntária e bilateral dos músculos das pálpebras (músculo orbicular).
Desenvolve-se gradualmente, inicialmente como contrações discretas das pálpebras inferiores e superiores que se vão agravando com o tempo.
O que causa o blefarospasmo?
A causa é habitualmente desconhecida. Raramente, as contrações podem ser secundárias a doenças neurológicas ou a alterações oculares (p.ex pestanas invertidas, olho seco), pelo que um exame oftalmológico minucioso é fundamental nestes casos.
No espasmo hemifacial os músculos de um lado da cara contraem-se de forma irregular e incontrolável. Esta situação pode ser secundária a uma compressão do nervo facial que deverá ser investigada.
Quais os sintomas?
As contrações localizadas das pálpebras vão-se intensificando até se converterem num pestanejo repetitivo e involuntário que nos casos mais graves podem perturbar significativamente a visão. Caracteristicamente os espasmos desaparecem durante o sono e pioram com o cansaço, ansiedade e luz intensa.
Como posso tratar o blefarospasmo?
O tratamento standard é a injeção periódica de toxina botulínica nos músculos afetados, com uma melhoria significativa do quadro clínico. A utilização de óculos escuros permite reduzir a sensibilidade à luz. Nos casos de resistência ao tratamento médico poderá estar indicada a excisão cirúrgica dos músculos responsáveis pelas queixas, contudo esta abordagem raramente é necessária.