Doença Inflamatória Orbitária

O que pode causar uma inflamação da órbita?

A região orbitária, mais especificamente, os tecidos em redor do globo ocular, onde se incluem os músculos, gordura e a glândula lacrimal, podem desenvolver sinais inflamatórios que poderão apresentar-se de forma súbita ou gradual.

Várias causas podem estar na base destas manifestações: doenças auto-imunes, infeções, etc, sendo fundamental uma investigação detalhada para um diagnóstico e tratamento exatos. Nalgumas situações a causa pode permanecer desconhecida mesmo após uma avaliação exaustiva, que pode incluir uma biópsia dos tecidos afetados.

 

Quais os sintomas?

A inflamação orbitária pode apresentar-se de forma muito variável. As manifestações poderão ser uni ou bilaterais e envolver uma ou mais estruturas em redor do globo ocular. A dor local é muito frequente, que se pode agravar com os movimentos oculares, bem como a presença de sinais inflamatórios das pálpebras (que ficam edemaciadas e hiperemiadas) e da superfície ocular (olho vermelho). O globo ocular pode ficar mais saliente (proptose) e nalguns casos a visão é gravemente afetada.

 

Como posso tratar esta inflamação?

O início e tipo de tratamento anti-inflamatório varia de acordo com as manifestações e resultados obtidos após investigação. Alguns casos requerem a colheita de tecido (biópsia) para um diagnóstico preciso e tratamento mais dirigido.