O que é o entrópio?
Corresponde a uma alteração da posição da margem da pálpebra, que se inverte ficando a pele e as pestanas em contacto com a superfície ocular.
Existe uma situação que origina queixas similares, a triquíase, que corresponde à alteração da orientação (inversão) das pestanas sem alteração da posição da margem da pálpebra. Estes casos podem ocorrer isoladamente sem uma etiologia identificável ou associar-se, entres outras causas, a uma inflamação cronica das pálpebras (blefarite).
O que causa o entrópio?
Mais frequentemente deve-se a uma laxidão progressiva dos tecidos com a idade, contudo é importante excluir outras causas como processos cicatriciais da conjuntiva (a mucosa que reveste internamente a pálpebra e o globo ocular), que poderão associar-se a doenças autoimunes e requerem um tratamento médico adequado.
Quais os sintomas?
O entrópio causa habitualmente bastante desconforto. O contacto entre a pele e pestanas e o globo ocular provoca dor, sensação de corpo estranho persistente, olho vermelho, secreções. Quando o entrópio não é corrigido pode conduzir a abrasões, úlceras de córnea, infeções e eventualmente cicatrizes permanentes.
Como posso tratar o entrópio?
O tratamento é cirúrgico. A identificação da causa do entrópio é fundamental para uma correta abordagem. Nos casos associados a um relaxamento progressivo dos tecidos (causa mais frequente), a pálpebra é reposicionada com recurso a técnicas que visam melhorar a sua estabilidade e tensão horizontal. Habitualmente estes procedimentos são realizados sob anestesia local e sedação.
A triquíase pode ser tratada através de laser ou eletrocauterização das pestanas invertidas. Quando a zona de triquíase é extensa poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica sob anestesia local e sedação.
Como é habitualmente a recuperação após a cirurgia de entrópio?
O tempo de recuperação é variável, sendo aconselhável uma organização das atividades profissionais e sociais durante cerca de 1 semana, e posteriormente de forma individualizada. Existem alguns cuidados pré e pós operatórios que deverão ser cumpridos para uma recuperação mais rápida e um menor risco de complicações.